CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

VIVER EM “ESTADO DE ADVENTO”

VIVER EM “ESTADO DE ADVENTO 

“Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mt 24,42)
“Advento é tempo propício – kairós -  para ajudar a superar nossa “dispersão”  e  poder recuperar a densidade humana interna. Para isso, precisamos entrar em “estado de vigilância”, repensar a interioridade perdida, reconquistar a autodeterminação.
  E “vigiar” não é repetir-se, mas re-descobrir-sere-inventar-se, re-encontrar-se, buscar-se de novo.
  “Vigiar” é re-ajuntar as energias humanas que haviam sido dispersas e canalizá-las para reabrir  horizontes fechados e gerar diferenças originais fecundas.
  “Vigiar” é acordar a autonomia adormecida e emancipar-se, ser pólo de afirmação pessoal e social. É indispensável colocar “ordem” por dentro e descobrir que a pessoa pode inventar-se a cada dia, a cada passo, conduzindo conscientemente a vida em direção à plenitude e não arrastá-la pelo chão.
  Quem está em “estado de vigilância”  tem a coragem de redefinir-se, de eleger, de assumir-se; é alguém preparado para dar um salto arrojado e criativo.
  É nessa direção que o “tempo do Advento”, centrado n’Aquele que vem mobiliza e re-ordena todas as dimensões da vida e propõe um caminho de humanização. Ele desafia cada um a assumir o potencial humano criativo que estava latente em seu interior.
  Estar atentos e vigilantes é uma condição humana e cristã para viver intensamente; viver distraídos e dispersos é perder as oportunidades de muitos encontros, é deixar que o outro passe ao nosso lado sem nos darmos conta, é deixar que Deus passe sem que o percebamos, é deixar passar o momento em que Ele nos chama e perdemos a oportunidade de dar uma resposta vivificadora.”

Viver é estar atentos à vida, a nós mesmos, aos demais. Viver é estar atentos às ocasiões únicas, às oportunidades que não voltam; viver é estar com os olhos abertos para contemplar, é estar com os ouvidos atentos para escutar e o coração livre para amar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário