CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

sábado, 30 de abril de 2016

Encontro das junioristas no RS

As irmãs junioristas que estão em missão no Rio Grande do Sul estiveram reunidas para encontro de formação no dia 13 de março do ano corrente. Neste encontro, ocorrido na Betânia Nossa Senhora do Brasil, em Porto Alegre/RS e assessorado pelo Roberto Liebgott, falamos sobre a conjuntura sócio-política-religiosa, tendo como enfoque as questões indígenas. 

Assistimos o documentário Desterro Guarani que trata de um jovem guarani, Ariel Ortega, que faz uma reflexão sobre o processo histórico do contato dos Mbya-Guarani com os colonizadores, e tenta entender como seu povo foi destituído de suas terras. 

Com o intuito de conhecer mais de perto a realidade indígena, especialmente na grande Porto Alegre, no dia 11 de abril, acompanhadas pelo Roberto L. fomos visitar uma área Guarani do Cantagalo. A área está localizada entre os municípios de Porto Alegre e Viamão/RS. 


Foi um momento muito rico, de partilha e solidariedade onde pudemos conhecer in loco um pouco da história e de como se dá o cultivo das relações, da educação e dos valores. 



Ao chegarmos na área fomos acolhidas pelo cacique Jaime e diversas crianças e adolescentes que estavam na escola, fazendo o momento de intervalo. 



Escutamos histórias, cantos, dançamos e ao final da manhã, partilhamos o pão. 


Somos gratas a Deus por esta oportunidade, ao Roberto L. pela formação e por nos acompanhar e dar a conhecer esta realidade e ao Povo Guarani da aldeia Cantagalo que tão bem nos acolheu. Com certeza foi-nos uma experiência muito rica. 


Deus vos abençoe! Paz e Bem! 

Confira mais fotos da visita à área Guarani do Cantagalo, clicando aqui. 

Colaboração: Ir. Gabriela Roz
Fotos: Ir. Gabriela Roz, Ir. Girlane Menezes e Roberto Liebgott
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário