CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

terça-feira, 21 de junho de 2016

TEMA: SER MARTA-MARIA E DIVINO HÓSPEDE

O Ser Marta-Maria
                      
“Serão Martas-Marias: Martas pela atividade, sem deixarem de ser Marias pelo recolhimento, pela união com Deus”.

O texto de Lucas 10, 38-42, que mais fortemente perpassou a experiência espiritual dos Fundadores, foi assumido como inspiração evangélica, dando o toque de originalidade à Espiritualidade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida.

Neste texto, percebe-se Marta, por sua vez, dando importância ao ideal bonito da hospitalidade hebraica, que colocava o hóspede em primeiro lugar.  Porém, a demasiada preocupação de Marta a levou à inquietação, que tanto impede a pessoa de alcançar a união com Deus.

Marta e Maria estão dentro de cada pessoa! Ora vivencia-se mais a dimensão ativa da vida, ora a contemplativa. Há momentos em que uma ou outra se acentua mais. Contudo, a única coisa necessária, seja na ação ou na contemplação, é amar profundamente o Divino Hóspede, reconhecendo-o como Mestre.

Marta e Maria são como dois olhos de um mesmo olhar, ambos olhando na direção do único Senhor.

O Divino Hóspede    

Para Madre Clara, a missa é a ‘oração máxima’, o maior tesouro que possuímos na terra. Em consequência, ela convida as Irmãs a fazerem da Eucaristia o centro de suas vidas: “Façamos do sacrário, com novo fervor, o centro de nossa vida”.

Jesus eucarístico tornara-se o Divino Hóspede, a partir da frase de Dom João Becker: “Deixo Nosso Senhor aos cuidados das senhoras”, fato que marca os primórdios da Congregação. As irmãs tornaram-se ‘Guardas de Honra do Divino Hóspede’. Isto implica celebrar fraternalmente, como celebração do mistério pascal e como compromisso de missão. O Cristo eucarístico as convida a atender também outros irmãos, especialmente, os “mais abandonados”.

Por fim, com a mesma devoção com que comungamos o Cristo na Eucaristia, precisamos comunga com a vida de nossas coirmãs, na Betânia, e com os irmãos onde atuamos na missão.

Fonte: Documento de Espiritualidade da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (cf. art. 46-55).



Nenhum comentário:

Postar um comentário