
É mês de Junho. E, para nós, Irmãs Franciscanas Aparecida, é um tempo muito especial, pois hoje, dia 24, celebramos a data de Fundação da Congregação.
A ideia de fundar uma Congregação brasileira surge num pequeno grupo de moças lideradas por Morena de Azevedo e Souza (que mais tarde passa a se chamar Madre Clara Maria, fundadora). Todas elas tinham o desejo de se tornarem religiosas, mas encontravam dificuldades em adaptar-se às estruturas de algumas Congregações não brasileiras. Diante disso, Morena, professora de sólidos princípios e de profunda vida cristã, manifestou a Frei Pacifico – frade capuchinho, seu desejo de fundar uma Congregação nacional com espírito franciscano. Ele acolhe essa ‘inspiração do Senhor’,pois ele próprio já pensara nisso. E confirma: é necessária uma Congregação ‘que torne a vida religiosa ao alcance da mocidade feminina brasileira’. Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre na época, acolhe o ideal proposto (cfe. Madre Clara – Vida e Obra, p. 55).
Hoje, ao celebrarmos 82 anos de fundação, reavivamos o desejo de Morena e suas companheiras da primeira hora, pois somos continuadoras de seu sonho. Também você, jovem, é convidada a fazer parte dessa família. Que tal?
Ao convite pessoal de Deus, de colocar a vida a serviço do Reino e de seu povo, a pessoa responde livremente e a resposta só pode ser SIM ou NÃO. Madre Clara respondeu que sim.
O Senhor a abençoe e cultive seu coração n’Ele, para que possas ouvir com atenção o que ele quer de você e rsponder com serenidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário