Moçambique saúda vencedor de Prémio Camões
Por Redação
O brasileiro Dalton Trevisan, vencedor da edição de 2012 do Prémio Camões, foi esta segunda-feira felicitado pelo ministro moçambicano da Cultura, Armando Artur, e pela a Associação dos Escritores Moçambicanos.
Trevisan receberá os 100 mil euros do prémio, após o secretário de Estado da Cultura de Portugal, Francisco José Viegas anunciar que o brasileiro foi o vencedor do prémio.
O governante moçambicano Armando Artur saudou Trevisan mas ao mesmo mostrou-se desiludido pelo prémio «passar por Moçambique».
Citado pelo JN, o ministro moçambicano abordou o tema: «É sempre motivo de alegria quando o maior prémio da nossa comunidade linguÃstica é anunciado. Por outro lado, é com muita pena que este prémio não passe mais vezes por Ãfrica e, particularmente, por Moçambique.»
Por sua vez, Jorge Oliveira, secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, lembrou que o prémio só foi entregue a um moçambicano em 1991: «Estamos satisfeitos porque o Prémio Camões é um momento maior da literatura lusófona, mas há também uma enorme frustração por Moçambique nunca ter ganho desde 1991, apesar do grande contributo que tem dado à literatura da Comunidade de PaÃses de LÃngua Portuguesa.»
Nenhum comentário:
Postar um comentário