CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

sexta-feira, 24 de junho de 2016

88º aniversário da CIFA

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, foi fundada por Madre Clara Maria e Frei Pacífico de Bellevaux, OFMCap. Fundada em Porto Alegre/RS, em 24 de junho de 1928, segue a Regra e Vida dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular de São Francisco e invoca Nossa Senhora sob o título de Aparecida, como mãe e especial padroeira.

A ideia de fundar uma Congregação brasileira surge num pequeno grupo de moças pertencentes à Ordem Franciscana Secular – OFS, liderado por Morena (Madre Clara). Morena, manifesta a seu diretor espiritual, Frei Pacífico, o ideal de fundar uma Congregação nacional com o espírito franciscano.

O amadurecimento progressivo desse ideal, realizado principalmente na oração e em encontros periódicos do grupo sob a orientação de Frei Pacífico, recebeu um forte impulso por ocasião da comemoração do sétimo centenário da morte de São Francisco, no ano de 1926.

Chegando o momento propício, foi oficializada a fundação no dia 24 de junho de 1928, quando o Arcebispo celebrou a primeira missa na casa onde residiam Madre Clara e suas companheiras. Este ato litúrgico marcou o início da Congregação, descrito assim pela própria fundadora:

“Dia 24 surgiu esplendoroso. O sol parecia brilhar como nunca. Vento frio parecia varrer as dificuldades e anunciar a chegada... do Paráclito, a chegada do dono da casa, o Divino Hóspede de nossa Betânia. Que lindo! S. Excia. benze a capela. Faz um lindo sermão. Explica nossa obra. Faz comparação com a vida de São João Batista” – abrir novo caminho. Após a celebração, S. Excia. desceu à sala, onde o saudamos. Deu-nos então, em suas palavras, um programa de vida: ‘Deixo Nosso Senhor entregue às Senhoras’. Com a chegada de Jesus e as palavras de S. Excia., estava oficial e solenemente estabelecida a primeira a primeira Betânia da Congregação”.

Confira no vídeo, mensagem que nossa Ministra Geral, Ir. Idelsa Reginatti, nos deixa por ocasião do 88º aniversário de fundação da CIFA (Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida).



Madre Clara seu ideal, queremos continuar e unidas muitos anos de graças proclamar!

Fonte: Madre Clara: Vida e Obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário