CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A CARIDADE, VIRTUDE RAINHA


A caridade, o amor é da essência do Carisma e da Espiritualidade da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida. Por isso, nossos fundadores chamavam-na de ‘rainha’ das virtudes, demonstrando muito cuidado e zelo no exercício da caridade.

Essa é a primeira lição que Frei Pacífico dá às Irmãs dizendo: “Não viremos a folha sem sabermos essa lição. O carisma baseia-se inteiramente na caridade, amor de Deus e do próximo”

E Madre Clara insiste no amor fraterno demonstrado em atitudes concretas. Também encontramos o testemunho de Santa Clara de Assis, onde ela orienta suas Irmãs a manifestarem o amor mútuo através de gestos: “amando-vos umas às outras com a caridade de Cristo, demonstrai por fora, por meio das boas obras, o amor que tendes dentro, para que, provocadas por esse exemplo, as Irmãs cresçam sempre no amor de Deus e na mútua caridade” (Test C 59-60).

A caridade, manifestação do amor de Deus, expressa-se de muitas formas: na simplicidade, na humildade, na alegria, no diálogo, na obediência, na disponibilidade e em muitas outras virtudes, pois “aquele que tem um e não ofende as outras, tem todas”.

O aprendizado da caridade é programa de todos os dias. Com ela, temos o necessário para viver e viver com alegria. Por isso, recomecemos todos os dias uma vida nova no amor.

Fonte: Documento de Espiritualidade da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (cf. art. 56-62).



Nenhum comentário:

Postar um comentário