CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

domingo, 19 de junho de 2016

HISTÓRIA DOS FUNDADORES

Madre Clara Maria, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, nasceu no dia 27 de outubro de 1891, na cidade de Santa Cruz do Sul/RS.
Morena de Azevedo e Souza (nome de batismo da Madre Clara), filha de Vasco de Azevedo e Souza e Florinda Machado de Azevedo e Souza, ocupou dentre os 18 filhos, o décimo lugar na distinta família.
Foi uma exímia educadora. Ingressou na Ordem Franciscana Secular, sendo este um caminho para o desperta e discernimento da vocação, sentindo-se, por fim, chamada para a vida religiosa.
Morena foi uma mulher marcada pelo dom da sensibilidade cultural, por isso, teve especial atenção para com os aspectos culturais de seu povo: "a índole, o gênio, o temperamento e a saúde”. Isso fez com que se preocupasse com o nascimento de uma Congregação genuinamente brasileira. Ela era também portadora de uma sensibilidade social muito grande, pois quis uma vida religiosa a serviço das pessoas e classes “mais abandonadas [...] rejeitadas em toda a parte”.
Madre Clara Maria faleceu em 20 de novembro de 1975.

Frei Pacífico de Bellevaux, OFMCap, foi uma pessoa muito significativa e importante na vida de Madre Clara, pois a incentivou e a acompanhou, a ela e as primeiras irmãs, na fundação da Congregação.
Natural da Sabóia, na França, (03.01.1873), Fr. Pacífico veio para o Brasil em 1896 para dar atendimento espiritual nas colônias italianas no RS. Exerceu grande influência intelectual e religiosa e recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” aos 14 de março de 1951, conferido pela Pontifícia Universidade Católica do RS.
Em 1926 Frei Pacífico organizou, com especial brilho religioso e artístico-literário, as celebrações do VII Centenário da Morte de São Francisco de Assis, onde Morena participou ativamente das comemorações e concebeu o ideal de fundar uma congregação brasileira com espírito franciscano. Morena e as primeiras companheiras encontraram em Frei Pacífico um franciscano sábio que as orientou e acompanhou cada passo da nova congregação.
No ano de 1940, Frei Pacífico foi transferido para o Leprosário de Itapoã. Dedicou-se carinhosamente à Colônia, amenizando os sofrimentos físicos e morais e dando assistência religiosa aos moradores.
Em 24 de setembro de 1956, foi inaugurado o Instituto Frei Pacífico (hoje Escola Especial para Surdos Frei Pacífico). Na presença de Frei Pacífico, Madre Clara assim se expressou: “Estamos realizando o fim principal para que foi idealizada a Congregação”: atender as pessoas que não são atendidas em outras instituições.

Frei Pacífico veio a falecer em 24 de fevereiro de 1957.
Fonte: Livro de Formação dos Profissionais Leigos da CIFA- A Origem da Congregação.

acesse nosso site:www.cifa.org.br
face: Irmãs Franciscanas Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário