CIFA: 88 ANOS!!!

"Livres como Francisco ir pelo mundo cantando o amor".

segunda-feira, 20 de junho de 2016

O SENTIDO DE BETÂNIA


Betânia é um povoado próximo de Jerusalém. Na língua grega, significa 'casa do pobre', 'casa das fontes'; segundo o Talmud judaico, significa 'casa das tâmaras'.

Na Bíblia, Betânia é simplesmente: um povoado, aldeia, pequena cidade, lugarejo. Para Jesus, porém, tinha um significado todo especial. Era o lugar onde moravam seus amigos: Lázaro, Marta e Maria. Jesus costumava visitá-los, com frequência, e nessa 'casa acolhedora e quente de amor fraterno', no dizer do Papa Paulo VI, Jesus viveu momentos significativos de formação para os seus seguidores e seguidoras, como também para os Apóstolos.

Quando se dirigia a Jerusalém, Jesus costumava hospedar-se nessa casa. Ali tomava refeições, passava a noite, utilizava a casa da família, como lugar de retiro.
Lázaro, Marta e Maria representavam a comunidade de Jesus: irmãos e irmãs que vivem o amor como valor absoluto dos discípulos e discípulas de Jesus.

Os fundadores chamaram de Betânias as casas da Congregação. Nelas, as Irmãs "serão Martas-Marias: Martas pela atividade, sem deixar de ser Marias pelo recolhimento e pela união com Deus".

Por fim, Betânias são lugares privilegiados para acontecer a experiência de Deus. Caracterizam-se como lugares de acolhida, simplicidade, sensibilidade, caridade, oração... É espaço de vida e de missão.

Fonte: Documento de Espiritualidade da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (art. 44 e 45).



Nenhum comentário:

Postar um comentário